Opções do Site

O Clube
Notícias do Clube
Programação
Fotos
Boletins
Relato das Excursões

Outras Informações

Parque Nacional do Itatiaia
Saiba o que levar nas excursões
O que fazer na região?
Escaladas da região
Mínimo impacto nas trilhas

Projetos

Monitor de Ecoturismo


O Parque Nacional do Itatiaia, cuja sede está localizada na cidade de mesmo nome, é um exuberante atrativo natural, sendo a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Divide-se em dois ambientes distintos:

Sede do Parque (parte baixa) - tem como atrativos o Lago Azul; as Cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva; os Três Picos; a piscina do Maromba; o Centro de Visitantes; a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus.

Planalto (parte alta) - encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. Para quem vem do Rio ou São Paulo, o acesso se dá pela via Presidente Dutra, entrando em Engenheiro Passos, e pegando a rodovia BR 354, que leva a Caxambu. Na altura da Garganta do Registro, no alto da serra, tem início a BR 485 - Rodovia das Flores, uma estrada de chão batido que leva ao Posto Avançado do PNI, caracterizando a estrada mais alta do Brasil. É na parte alta que se localiza o Pico das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras.